“Fizeram-me acreditar nas minhas qualidades”

“Um jogador de futebol é 80% de confiança e eu esta época obtive-a. As coisas começaram a correr bem e felizmente consegui dar seguimento a isso, aliada à ajuda dos meus colegas, equipa técnica, família e pessoas próximas, os quais “me mostraram e fizeram acreditar nas minhas qualidades”.

O “apoio e a motivação” que o fizeram crescer

Xavier, avançado de 26 anos no Clube Desportivo de Tondela, vive a melhor época da sua carreira. Conta já com o record de golos e assistências durante o seu percurso que se espera longo. Os resultados têm surgido fruto do “apoio e motivação” recebidos.

Fez a sua formação no Vitória SC, mas como “não fazia parte dos objetivos” do clube a aposta nestes escalões, rumou em busca dos seus objetivos. “Havia um sonho para cumprir e fui atrás dele no Tourizense, num projeto que consistia em fazer uma equipa jovem para projetar” os atletas.

A Primeira Liga estava próxima. Foi no Marítimo que encontrou a sua oportunidade. “Sabia da  aposta na equipa B e foi isso que procurei. Felizmente, devido às coisas me correrem tão bem, aconteceu a estreia mais rápido do que estava à espera”.

“Abdicar de muito para seguir esta profissão”

Quando o objetivo passa pelo futebol a um nível profissional, “a disciplina é fundamental”. Tê-la no futebol, tanto dentro como fora do campo, a todos os níveis, é crucial. Tens de abdicar de muito para seguir esta profissão. Perde-se muito daquilo que é uma adolescência normal”.

A sua persistência contribuiu para o seu crescimento. O facto de na altura ser um sonho que queria muita realizar, fê-lo ter “uma mentalidade muito forte para superar as adversidades” que surgem ao longo do caminho. Inevitável é a influência que o futebol tem na personalidade do jogador, já que “moldou muito daquilo que sou hoje”.

“É bom conseguir o reconhecimento das pessoas”

O balanço do seu percurso até aqui é positivo. Tem sido “muito digno de alguém que ambiciona ainda chegar longe no futebol”. Os momentos de desânimo depressa se convertem em sentimentos de luta.  Para além disso, “tem de haver sempre motivação, já que estamos a fazer aquilo que mais gostamos”.

É atualmente considerado um dos jogadores mais valiosos do clube. Expressa ser prazerosa a fase que atravessa, pois “é bom sentir-se importante, conseguir o reconhecimento das pessoas e saber que estas se interessam por ti. É sinal que estás a fazer as coisas bem”.  

Num futuro próximo, “tenho a ambição de emigrar, de chegar a um campeonato de top e, claro, à seleção”. Inglaterra, Espanha e Itália são as suas preferências como países de destino, mas a prioridade passa pela representação do seu país na seleção nacional.

 

Texto: Inês Ruivo

Imagem: Clube Desportivo de Tondela