“Proporciona uma maior camaradagem e união”
“É um torneio bem organizado, o qual possibilita às equipas do Interior jogar com outras que apresentam realidades diferentes das nossas”, seja em termos de condições, como de localização.
O torneio oferece, para além da componente desportiva, “uma parte lúdica. Proporciona, essencialmente, aos miúdos um convívio que dificilmente conseguimos ao longo do ano de trabalho.” Permite-lhes interagirem durante “quase uma semana, na qual comem, jogam e brincam juntos, o que lhes proporciona uma maior camaradagem e união.”
“Desfrutar do momento”
“Espero que o torneio deste ano corra como os anteriores: pelo melhor. Que os miúdos e os pais se divirtam e eu também.” Durante a participação, “os resultados têm o valor que têm, mas o que importa é pormos em prática aquilo que treinamos, sempre a desfrutar do momento.”
“Crianças hoje não têm tempo para brincar”
António Rodrigues, 56 anos, é natural de Portalegre e treinador do Clube Desportivo Portalegrense 1925. Iniciou atividade como treinador adjunto em 2013 e como treinador estagiário três anos depois.
Considera-se “calmo e paciente. Tento pôr alguma boa disposição nos treinos e transmitir alguns ensinamentos, quer o que aprendi no curso de treinador, quer como futebolista”.
A brincadeira é a maior dificuldade que enfrenta no desempenho da profissão. “As crianças hoje não têm tempo para brincar e mantê-las concentradas é muito difícil”.
Texto: Inês Ruivo
Imagem: Lurdes Bonacho