“Visibilidade aos miúdos do Interior”
A sua localização nesta região alentejana atribui “uma importância diferente a este tipo de eventos face à sua escassez”.
O torneio “traz muita visibilidade aos miúdos do Interior, o que nem sempre é fácil. É sem dúvida uma experiência muito positiva a interação com as crianças de várias origens”. Para além disso, “é uma oportunidade para o turismo e para algumas empresas da região”.
“Espírito de equipa”
Espera “muito convívio” e que o confronto com equipas de diferentes regiões e países resulte em “aprendizagem” e “competitividade”.
Para estas idades, “o principal é os miúdos se divertirem, interpretarem o espírito de equipa, o respeito pelos colegas e adultos e adquirirem hábitos de vida saudáveis”.
“Crescer através dos valores” do desporto
Nuno Varela tem 45 anos e é natural de Portalegre. É treinador há cerca de 10 anos e integra o Sport Clube Estrela desde o início desta época.
Apresenta-se como “uma pessoa calma, mas também exigente. Não gosto de perder, apesar de nestes escalões não ser o principal”. Considera como maior desafio “interpretar os interesses de cada um e conseguir transpor as individualidades para o coletivo.” Para além disso, é importante “ajudar os miúdos a crescer através dos valores que o desporto tem”.
Texto: Inês Ruivo
Imagem: Sport Clube Estrela