“É um sonho”
“O torneio é muito bom. Castelo de Vide é um sonho: o seu povo, ambiente, a sua comida e o excelente nível competitivo.
Cada equipa tem a possibilidade de jogar 6 partidas bem organizadas” Todos “trabalham muito para que este torneio se posicione como um dos mais importantes em Portugal”, refere Jhon Montaño, diretor do Cundinamarca Cup, na Colômbia. As diferenças entre os dois países são muitas. Do ponto de vista cultural, “deixar o país e ir para a Europa é um sonho. Muda o conceito de vida, transforma o pensamento, transcende no seu projeto de vida e ostenta uma experiência de nunca esquecer”.
“Parceria e colaboração”
Num torneio em San Sebastian, quando Fernando Madeira lhe falou do Castelo Vide Cup,” passados três minutos Montaño já tinha decidido: eu vou para o ano!” A partir dessa segunda edição, “participamos no torneio da Páscoa e depois no de verão, consecutivamente”. Entre ambos os torneios desenvolveu-se “uma ligação comercial de parceria e colaboração”.
Cundinamarca Cup
O torneio surgiu com o intuito de “dar às crianças do meu país a possibilidade de conhecerem a Europa, especialmente Portugal”, para que “transcenda a sua vida desportiva e formativa”.
No torneio estiveram presentes 84 equipas de diferentes escalões (entre 2004 e 2009), todas colombianas, excetuando uma equipa convidada do Peru. Foi a segunda edição do torneio, o qual decorre sempre na primeira semana de dezembro, em que as equipas vencedoras marcam presença no Castelo Vide Cup.
“O principal objetivo [do torneio] é que os campeões do torneio viajem para a Europa, e é por isso que estamos à procura de equipas da Colômbia e algumas de outros países”. O torneio da Páscoa vai contar com a participação dos campeões: Club Deportivo Maracaneiros de Bogota, Club Deportivo Titanes de Bogota e La tricolor Corprodep Cundinamarca. No de verão estarão presente as restantes equipas vencedoras do torneio colombiano.
Texto: Inês Ruivo
Imagem: DR